Topo

Larissa Drumond

Água micelar: o que é, para que serve e como usar

Larissa Drumond

15/03/2018 10h42

Eventualmente, surge uma novidade nas prateleiras das farmácias e perfumarias – e, então, você pensa: "Ai, meu Deus, como usa? Será que eu preciso disso?" Isso aconteceu com o primer, com o BB Cream, com o CC Cream, com a água termal e agora você deve estar se perguntando para que serve a tal da água micelar.

Porém, vou dar uma notícia um pouco chocante: apesar de ela ser a queridinha do momento, sua tecnologia não é nova. "Talvez só tenham começado a falar sobre o produto agora, porque demora muito tempo para uma substância entrar no mercado e ganhar o gosto popular", explica Tatiana Gabbi, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com quem eu conversei para trazer o máximo de informações possível.

A água micelar é um tipo de solução em que as diferentes substâncias estão separadas por microgotículas chamadas "micelas", que não podem ser visualizadas a olho nu. Micelas são estruturas hidrolipídicas, o que significa que uma parte é formada de gordura e a outra, de água – o que também é chamado de característica polar e apolar. "Existem substâncias solúveis em água e outras em gordura. Como a água micelar contém os dois componentes, ela consegue remover qualquer resíduo sem agredir a barreira de proteção natural da pele", afirma a médica.

A fórmula costuma ser isenta de álcool, corantes, parabenos e sabão; por isso, é indicada para quem tem pele sensível, podendo ser usada até em volta dos olhos e nos lábios. Ou seja, pode passar sem medo, porque não vai arder, nem causar nenhuma irritação na hora de tirar a máscara e o batom!

Quando usar?
Não existe limite, mas não tem por que aplicar mais de duas vezes por dia. "Coloque pela manhã, antes do filtro solar e da maquiagem, e à noite para remover tudo – inclusive as impurezas presentes na atmosfera, que ficam impregnadas na pele", recomenda Tatiana.

Mesmo nos dias em que eu não uso maquiagem (sim, isso acontece!), eu aplico a água micelar à noite antes de dormir e fico impressionada de como o algodão fica sujo! Lembre-se de que limpar o rosto diariamente é extremamente importante. Uma pele bem cuidada e saudável garante uma maquiagem ainda mais bonita e viçosa. De acordo com a dermatologista, o produto também pode ser usado como demaquilante, mas alguns tem essa função mais potente do que outros dependendo da marca.

Geralmente este é o processo que eu sigo: tiro o excesso da maquiagem com a água micelar, principalmente na área dos olhos, lavo o rosto com um sabonete demaquilante – ou algum específico para meu tipo de pele – e finalizo a limpeza com algodão embebido em um pouco mais de água micelar; assim, eu tenho certeza de que não há mais nenhum resíduo no rosto, na testa ou no pescoço.

Depois, você pode passar um hidratante de sua preferência e, então, um ácido – caso sua dermatologista tenha receitado algum. Eu, no caso, uso todas as noites.

Não existe uma ordem certa para limpar o rosto; afinal, cada pessoa tem um tipo de pele e uma rotina diferente. De qualquer forma, um protocolo que Tatiana Gabbi indica é o seguinte: "Lave o rosto de manhã com sabonete e use a água micelar como se fosse um tônico. E, então, aplique os produtos: primeiro um hidratante, depois um filtro solar e, por fim, a maquiagem."

Pareço serena, mas estou pensando que, em algum momento, eu vou ter que lavar o rosto e passar água micelar até tirar toda essa maquiagem.

Por que usar?
"A maior vantagem é o fato de o produto não entupir os poros, evitando a formação de milium, um efeito colateral dos produtos com silicone na composição, que irritam muito a pele", afirma Tatiana.

Milium são aqueles pontinhos brancos ou amarelados que surgem geralmente ao redor dos olhos, nas pálpebras e nas bochechas. Não adianta espremê-los, porque eles contêm queratina; é preciso ir a uma clínica de estética ou a um consultório dermatológico para uma sessão de limpeza de pele. O profissional especializado normalmente os extrai com a ajuda de uma agulha bem fininha.

Para resumir, a água micelar é muito prática e versátil: ela limpa, demaquila, tonifica, refresca e reequilibra a pele.


Eu considerei a média de preço, porque o valor pode variar dependendo do ponto de venda. Uma marca da qual eu gosto bastante é a Garnier, mas infelizmente não consegui encontrar o preço dela em real. Caso você esteja de viagem marcada para a Europa, o frasco de 400 ml custa apenas € 6,50. Dura meses e a maquiagem sai muito mais rápido do que com a versão da Nivea, por exemplo.

Você costuma água micelar? Conte nos comentários!

Quer falar comigo ou saber por onde eu ando? Siga meu perfil no Instagram (@laridrumond) ou no Twitter (@larissadrumond). Até a próxima!

Sobre a autora

A jornalista e publicitária Larissa Drumond passou pelo núcleo de sites de moda da Editora Abril, pelo portal iG e por algumas agências de publicidade em São Paulo. Em setembro de 2016, decidiu finalmente seguir o amor e se mudou para o outro lado do Atlântico, mais precisamente na Holanda – onde continua explorando novidades e tendências de beleza. Trabalha com marketing voltado para o mercado brasileiro em uma startup em Rotterdam; afinal, ela sai do Brasil, mas o Brasil não sai dela. Invejosos diriam que é mentira, mas foi musa inspiradora da música "Larissa Bonita", da Madonna.

Sobre o blog

Seja bem-vindo a este espaço com resenhas, inspirações, achados e tendências de beleza mundo afora. Gosta de maquiagem e produtos de beleza também? Então puxe uma cadeira, vamos conversar!

Larissa Drumond