Topo

Larissa Drumond

Confira 8 dicas de maquiagem para iniciantes

Larissa Drumond

12/07/2018 10h05

Maquiagem demanda tempo – tanto para aprender as técnicas e compreender quais produtos se adaptam melhor à sua pele quanto para colocar todo o aprendizado em prática. No fim das contas, o importante é não ter medo de errar. Se hoje o esfumado da sombra ficou feio, amanhã vai melhorar até um dia ficar perfeito. Delineado gatinho, então… É preciso ter muita paciência.

Por isso, reuni neste post 8 dicas para quem quer começar a se maquiar melhor, mas não sabe muito bem por onde começar. Ou até mesmo para quem não tem pretensão de fazer uma maquiagem superelaborada, mas gostaria de entender se está no caminho certo.

No começo do blog, eu também dei 7 dicas para quem tem preguiça de se maquiar – até porque ninguém é obrigada a acordar 7h da manhã, tomar banho, lavar o cabelo, preparar o café da manhã, ir para o trabalho e chegar lá igual a Kim Kardashian na capa da revista. Dito isso, vamos lá!

1. Se errar, não entre em pânico
O primeiro passo é não se desesperar e parar de pensar que vai dar tudo errado. Calma! Todo mundo comete uns errinhos aqui e ali, até as pessoas mais experientes. No começo de junho, eu escrevi sobre os 7 erros de maquiagem mais comuns e como você pode evitá-los, como, por exemplo, exagerar no blush, não preparar a pele e deixar a sobrancelha marcada demais. Recomendo a leitura caso você queira saber o que não deve fazer.

Mas imagine que você está passando a máscara e de repente o aplicador encosta no seu nariz, deixando um risco preto? Ou deu vontade de espirrar bem na hora de dar volume aos cílios e a sua pálpebra simplesmente virou um grande borrão? A dica é esperar alguns segundos até que o produto não esteja mais molhado e, delicadamente, passar um cotonete seco. Não precisa usar demaquilante, nem saliva.

Se você sentir que exagerou no blush, não comece a passar a mão nas bochechas na tentativa de tirar o excesso. Pegue a esponja que você usou para aplicar o pó compacto ou translúcido – sem aplicar mais produto – e dê batidinhas até o efeito ficar mais suave.

Outra situação muito comum é borrar o batom escuro ou de cores mais vivas na hora de contornar os lábios, ou ultrapassar a linha da boca sem querer. O líquido mate é o tipo mais difícil de corrigir, porque seca muito rápido. Se ainda estiver um pouco molhado, use um cotonete com a mão firme para remover o produto – não esfregue para não correr o risco de espalhar. Depois que o batom estiver completamente seco, aplique um corretivo líquido de alta cobertura com um pincel chanfrado e vá moldando o novo contorno. Em seguida, dê batidinhas com a esponja até o corretivo se espalhar completamente na pele. Pronto!

Uma prova de que eu sempre uso batons fortes sem medo de errar ou de ser feliz. Para tudo existe uma solução!

Into the wild. 🌿🍃🌸

Een bericht gedeeld door Larissa Drumond (@laridrumond) op

2. Não compre um kit completo de pincéis
Quem nunca ouviu de uma amiga: "Eu não tenho muito pincel, passo sombra com o dedo mesmo!" ou "Eu não sei para que serve esse tanto de pincel!" Tudo bem, podemos falar sobre isso em um futuro post, mas o importante não é ver o pincel como inimigo, e sim como aliado. É muito mais fácil esfumar a sombra com um pincel específico do que esfregar a pálpebra com o dedo. Acredite: os pincéis servem para descomplicar sua vida, não para deixá-la com a autoestima baixa, pensando que você ainda tem muito para aprender sobre maquiagem.

O conhecimento sobre qual equipamento é mais adequado para o efeito que você deseja obter vem com a prática, portanto não se empolgue com um kit completo de pincéis só porque achou relativamente barato. Provavelmente você vai passar os próximos seis meses usando apenas 3 daquele kit de 20. Aplique seu dinheiro sabiamente e compre aos poucos, conforme a necessidade surgir.

3. Escolha a base na cor certa
A pergunta que não quer calar: como escolher a base na cor ideal para a sua pele? Primeiramente, esqueça a ideia de aplicar a base no pulso ou na mão, porque essas regiões e seu rosto não têm o mesmo tom. Também não adianta passar a base-teste no seu rosto cheio de maquiagem, porque a pele não está em sua cor natural. Além disso, é importante lembrar que a tonalidade do rosto é diferente da do pescoço e do colo.

O que fazer, então? Vá a uma loja de cara lavada – ou, pelo menos, sem produtos que possam influenciar na escolha da base – e aplique o produto na bochecha, logo ao lado da boca, bem perto da linha da mandíbula. Se a base sumir, é porque a cor é a ideal.

No entanto, eu sempre aconselho pedir uma amostra para a vendedora. Certa vez, eu queria muito comprar a base DiorSkin Star Foundation e fui à loja com este objetivo de vida. A vendedora me deu a cor 030 para testar, mas fiquei com receio de que aquela não seria a certa para mim. Levei uma amostra para casa e voilà! Escura demais. Acabei comprando a 020. Moral da história: experimente e não fique com vergonha de pedir uma amostra, porque é só no dia a dia que você vai perceber se realmente funcionou.

Se você gosta de comprar pela internet, uma dica incrível é o site Findation.com A ideia é que você insira a cor de alguma base (ou corretivo) que você já tem o costume de usar e, a partir disso, o site mostra qual seria o seu tom em outras marcas. Funciona mesmo! Minha cor de corretivo da MAC, na linha Pro LongWear, é NC30. No resultado, apareceu que o tom do meu corretivo da NARS seria Custard e do Age Rewind, da Maybelline, seria Nude 02 – eu já tive o primeiro e ainda tenho o segundo exatamente nestas cores. Outras marcas que eu já usei também bateram. Não é feitiçaria, é tecnologia!

Além disso, você também pode misturar dois tons diferentes de base para chegar na sua cor. Até a Kylie Jenner faz isso – como eu contei no meu último post, em que eu mostro as bases preferidas das celebridades.

4. Disfarce as olheiras e só ilumine depois

Se você acha que o jeito certo de esconder as olheiras é aplicando um corretivo mais claro por cima, eu recomendo que você leia meu post sobre o produto para entender melhor como aplicar, qual tipo é melhor e qual cor escolher. Spoiler: fazendo isso, a região fica acinzentada em vez de mais clara. O certo é aplicar um corretivo do mesmo tom da sua pele e só depois iluminar com um mais claro.

5. Compre uma paleta de sombras simples 
Já que você não está acostumada a usar sombra no dia a dia, tente comprar uma paleta menor para você não se confundir. Uma dica são os conjuntos x9 da MAC (R$ 159), porque são cores relativamente simples de serem usadas. Com 9 cores neutras, mas superbonitas, você pode fazer muitas combinações diferentes e harmoniosas. Abaixo, eu separei algumas paletas pequenas, mas que podem fazer milagres – todas estão disponíveis nos sites das próprias marcas.

Se você acha mesmo que não sabe passar sombra, não tem erro: espalhe uma cor mais clara sobre toda a pálpebra móvel e depois venha com um tom mais escuro, como marrom, só no cantinho e no côncavo para dar profundidade ao olhar. A sombra clara pode ser aplicada até com o dedo, mas para o canto externo, recomendo um pincel próprio para esfumar.

Eu já publiquei esta foto no blog antes, mas ela é um ótimo exemplo de como duas cores neutras de sombra fazem diferença na maquiagem. Viu? Não tem nada de mais e ficou um degradê lindo! Eu só apliquei uma sombra bege clara levemente brilhante (você também pode usar iluminador, se preferir), um marronzinho da metade para o canto e um delineado fino para complementar.

6. Guarde seus delineadores na vertical
Às vezes a gente não tem tempo para nada, passa a maquiagem e joga tudo na mesa para depois arrumar a bagunça. Quem nunca? Mas quando se trata de delineadores, dê um cuidado especial. Primeiramente, jamais esqueça de tampar o produto depois de usá-lo, assim você evita que ele seque.

No entanto, se secar, não o jogue fora, porque existe uma solução – pelo menos para os delineadores em forma de caneta: use uma pinça para remover a ponta. Você vai ver que o outro lado é exatamente igual e ainda está molhado; ou seja, é só inserir a ponta novamente, mas, dessa vez, com o lado molhado de tinta para fora.

Além disso, como o título do item já disse, guarde-o sempre na vertical. Dessa forma, o líquido sempre ficará perto da ponta do pincel, deixando-a molhada e facilitando a aplicação. Algumas pessoas dizem que a melhor forma de guardar o delineador em caneta é deitado, mas eu deixo em pé também. Eu acho que sai mais tinta na hora de aplicar!

7. Não bombeie sua máscara de cílios
Se você não consegue se lembrar quando comprou sua máscara de cílios, provavelmente já foi há muito tempo, portanto tome cuidado, já que é um produto muito propício a juntar germes e bactérias. Tenho certeza de que você não quer ganhar uma alergia.

Uma prática muito comum é bombear a máscara para supostamente conseguir mais produto. Ao fazer isso, bolhas de ar entram na embalagem e o resultado? A máscara seca, empelota e recebe algumas bactérias.

Algumas pessoas têm truques para fazer com que a tinta não fique mais ressecada, com banho-maria – basta você colocar sua máscara em uma caneca com água quente. Mas sendo bem sincera? Acho melhor jogar a máscara fora e comprar outra! Vida que segue. Você está lidando com seus olhos, então todo cuidado é pouco. Saúde em primeiro lugar!

8. Procure tutoriais na internet

Pode parecer uma dica óbvia, mas ajuda muito ver o passo o passo da maquiagem e tentar copiar. Você não precisa seguir uma influenciadora especificamente e esperar que um dia ela ensine o que você precisa, mas jogue no Google, no Pinterest ou no Youtube o que deseja aprender, por exemplo: "como fazer um olho preto". E assista a todos os vídeos do mesmo assunto que puder.

Foi assim que eu aprendi a fazer babyliss no meu cabelo! Eu sempre quis tentar, mas achava que nunca ia conseguir, principalmente porque meu cabelo é muito liso. O que eu fiz, então? Comprei um babyliss, vi vídeos de várias meninas no Youtube, reuni os truques que eu achei mais fáceis de aplicar na vida real, fui para a frente do espelho e tentei.

Nas 3 primeiras vezes, meu cabelo ficou com aspecto de amassado em vez de ondulado e achei muito difícil manusear a parte de trás, mas com o tempo eu melhorei. Ainda é algo que consome meu tempo, então não faço com tanta frequência, mas assim que você pega prática, o processo torna-se simples.

Uma amiga do trabalho, que usa zero maquiagem, me perguntou nesta semana quanto tempo eu levo para me maquiar antes de ir ao trabalho. Eu disse que por volta de 15 minutos – claro que pode demorar menos ou mais dependendo da minha disposição e da minha disponibilidade  de tempo, mas eu tento fazer tudo entre 15 e 20 minutos. Ela ficou chocada! No fim, é apenas questão de prática.

Você já sabia de alguma dessas dicas? Conte nos comentários ou na minha última foto do Instagram.

Se quiser saber por onde eu ando, me siga no Instagram (@laridrumond). Até a próxima!

Sobre a autora

A jornalista e publicitária Larissa Drumond passou pelo núcleo de sites de moda da Editora Abril, pelo portal iG e por algumas agências de publicidade em São Paulo. Em setembro de 2016, decidiu finalmente seguir o amor e se mudou para o outro lado do Atlântico, mais precisamente na Holanda – onde continua explorando novidades e tendências de beleza. Trabalha com marketing voltado para o mercado brasileiro em uma startup em Rotterdam; afinal, ela sai do Brasil, mas o Brasil não sai dela. Invejosos diriam que é mentira, mas foi musa inspiradora da música "Larissa Bonita", da Madonna.

Sobre o blog

Seja bem-vindo a este espaço com resenhas, inspirações, achados e tendências de beleza mundo afora. Gosta de maquiagem e produtos de beleza também? Então puxe uma cadeira, vamos conversar!

Larissa Drumond