Topo

Larissa Drumond

Confira 7 dicas para deixar sua maquiagem leve e natural

Larissa Drumond

15/09/2018 11h13

Por mais que eu ame maquiagem, tem dias que eu quero algo básico para parecer mais natural possível. Tenho certeza de que isso também acontece com você! Recentemente, a maquiadora Juliana Rakoza fez um vídeo para o Universa dando dicas muito interessantes e fáceis de aplicar no dia a dia.

O estilo "no makeup makeup" – que, em português, significa maquiagem natural, ou seja, aquela que parece que você não está usando nada, mas está – tem sido uma tendência forte nos últimos tempos. Por isso, reuni várias dicas das quais eu mesma sou adepta e que podem ser superúteis para você também.

1. Prepare a sua pele

O primeiro passo da maquiagem, seja ela carregada ou não, é preparar sua pele. Lave seu rosto com o sabonete indicado para seu tipo de pele, aplique água micelar para remover qualquer impureza e aplique creme hidratante.

Eu já disse algumas vezes neste blog, mas é sempre importante lembrar: hidratar sua pele não vai fazer com que ela fique oleosa; isso significa que até mesmo as peles mistas (com mais produção de óleo na zona T: testa, nariz e queixo) ou oleosas devem ser hidratadas.

Além disso, nunca subestime o poder do primer! Este produto que você pode não conhecer ou não ter o costume de usar, opera milagres: disfarça os poros abertos, suaviza linhas de expressão, reduz o brilho da pele e ainda faz a maquiagem durar muito mais. Recomendo fortemente que você invista em um! O que eu tenho usado ultimamente é o Touche Éclat Blur Primer, da Yves Saint Laurent, mas diversas marcas nacionais e internacionais disponíveis no Brasil também vendem, como Vult, Quem Disse BereniceNatura e assim por diante.

Veja também:
• 8 dicas de maquiagem para iniciantes
• 7 dicas para quem tem preguiça de se maquiar
• 7 erros de maquiagem comuns que você pode evitar
• 8 hábitos de beleza importantes que todo mundo tem preguiça de seguir
• Me siga no Instagram: @laridrumond

2. Invista em bases de cobertura leve

As atrizes Natalie Portman e Saoirse Ronan são referências quando o assunto é maquiagem natural.

Para conseguir um aspecto natural, você não precisa abrir mão do uso da base. Quando as minhas amigas ou até mesmo leitoras do blog me mandam mensagens perguntando qual base eu indicaria para elas, eu sempre respondo com a mesma pergunta: qual é o seu objetivo? A escolha da base deve levar muitos fatores em consideração: quanto você quer gastar, qual é seu tipo de pele, qual acabamento você deseja (opaco ou acetinado) e, claro, qual cobertura você prefere: leve, média ou alta.

A cobertura leve, no caso, é aquela que uniformiza o tom do rosto, camufla olheiras – é importante lembrar que, dependendo da intensidade, o produto não as esconde completamente – e algumas pequenas imperfeições ou vermelhidões, mas não disfarça sardas, por exemplo. A ideia é justamente dar o efeito de "acordei maravilhosa assim mesmo".

A consistência desse tipo de base geralmente é líquida e fluida. É possível verificar o tipo de cobertura na embalagem, mas se essa informação não estiver disponível, pergunte para o vendedor da loja ou procure resenhas na internet antes da compra para saber o que esperar.

Cada base reage de uma forma diferente dependendo da pessoa, mas a cobertura não é uma característica que simplesmente muda. Alguns produtos permitem que você construa a cobertura em camadas – ou seja, quanto mais base você passar, mais ela vai cobrir –, mas considerando apenas a primeira camada, ela continuará sendo leve.

3. Substitua a base por outros produtos

Não quer nem usar a base de cobertura leve? Tudo bem, existem outras opções! Você pode usar filtro solar com cor, BB Cream ou corretivo apenas nas regiões que quiser corrigir e amenizar, como olheiras e os cantinhos do nariz – que costumam ser mais vermelhos. Se esta última for a sua escolha, maquie-se na presença de luz solar para ter certeza de que o produto está bem espalhado, assim você não sai de casa com o rosto manchado.

Não sabe o que é BB Cream? Eu explico: é um produto só que traz muitos benefícios: hidrata, protege e uniformiza a pele; alguns também vêm com ativos antienvelhecimento. O "BB" significa "beauty balm"; em tradução literal para o português, seria "bálsamo da beleza".

Você também já deve ter visto o CC Cream em lojas e farmácias. "CC" quer dizer "color correction", ou seja, "correção de cor". Caso você queira tudo isso que o BB Cream oferece, mas quer esconder manchas ou focar mais em deixar o tom do seu rosto homogêneo, esta pode ser uma opção melhor para você.

4. Opte por uma boca discreta

Muitas vezes, é o batom que chama a atenção na maquiagem. Aliás, é justamente ele o responsável pelo truque quando você está com muita preguiça de se maquiar e a saída é tacar um batonzão vermelho ou escuro para dar aquele ar de produzida. Para um look mais natural, substitua-o por um protetor labial (também conhecido como lip balm) com cor, ou por um gloss incolor.

A rainha da maquiagem natural, como sabemos, é a Meghan Markle. O batom preferido dela é o Charlotte Tilbury Matte Revolution, na cor Very Victoria (€ 32). Sim, eu acabei de dizer para você escolher gloss ou lip balm, mas este produto é uma opção maravilhosa para os dias mais basiquinhos. Ele é nude e tem uma cintilância muito discreta e chique! Não é à toa que é o preferido da Duquesa de Sussex.

5. Não subestime os olhos

Por mais natural que eu queira parecer, eu sempre invisto um pouco do meu tempo para os olhos. Geralmente uso sombra nude, salmão ou marrom clara para uniformizar a área, ou até mesmo um iluminador com um brilho mais discreto para abrir o olhar. Dependendo do dia, eu fico só no iluminador mesmo e, em seguida, aposto na máscara para dar bastante volume aos cílios.

No dia em que eu quero um pouco mais de drama, mas mesmo assim quero ficar natural, eu esfumo sombra marrom no canto externo para dar profundidade. Não chega ser um tom tão claro porque ele precisa se destacar da outra cor já aplicada, mas não pode ser tão escuro também. Algumas vezes, em vez de marrom, também escolho uma tonalidade puxada para o cobre ou o bronze.

Além disso, lembre-se de curvar os cílios com curvex e capriche na máscara para alongá-los: tanto os superiores quanto os inferiores. Se borrar na parte de baixo, não se desespere: pressione a área com um cotonete seco (sem esfregar) e repita o processo até sair completamente.

Veja abaixo como a Emma Watson sempre segue a linha "menos é mais", mas dá um destaque maior para os olhos. Faz muita diferença mesmo, acredite!

6. Cuidado com o blush

No post sobre os 7 erros mais comuns de maquiagem, eu citei que um deles era exagerar no blush. Então, se você quiser uma maquiagem bem natural e for usar o produto em pó, escolha um pincel com cerdas macias para conseguir esfumar o máximo possível.

Outra opção, como disse a maquiadora Juliana Rakoza no vídeo mencionado no começo deste post, é aplicar blush em creme com os dedos ou com um pincel duo fibra.

7. Brilhe muito com iluminador

Eu sempre falo do iluminador nos meus posts, mas confie em mim: faz diferença na maquiagem, sim! O produto ressalta algumas áreas do rosto, deixando um acabamento natural e sofisticado de pele bonita, saudável e hidratada.

Você pode aplicá-lo debaixo das sobrancelhas, acima das maçãs do rosto (mais especificamente acima da linha do blush), no arco-do-cupido (o V que se forma na parte de cima dos lábios), no queixo, na pontinha do nariz e no canto interno dos olhos. É sucesso! Caso você tenha o produto em pó, aplique com batidinhas ou com um pincel-leque para esfumar bem e dar um efeito bem natural. O meu iluminador preferido do momento é o Hyper Real Glow Flash + Awe.

Quer saber por onde eu ando? Me siga no Instagram e até a próxima!

Sobre a autora

A jornalista e publicitária Larissa Drumond passou pelo núcleo de sites de moda da Editora Abril, pelo portal iG e por algumas agências de publicidade em São Paulo. Em setembro de 2016, decidiu finalmente seguir o amor e se mudou para o outro lado do Atlântico, mais precisamente na Holanda – onde continua explorando novidades e tendências de beleza. Trabalha com marketing voltado para o mercado brasileiro em uma startup em Rotterdam; afinal, ela sai do Brasil, mas o Brasil não sai dela. Invejosos diriam que é mentira, mas foi musa inspiradora da música "Larissa Bonita", da Madonna.

Sobre o blog

Seja bem-vindo a este espaço com resenhas, inspirações, achados e tendências de beleza mundo afora. Gosta de maquiagem e produtos de beleza também? Então puxe uma cadeira, vamos conversar!

Larissa Drumond