Topo

Larissa Drumond

8 hábitos que você pode incluir no dia a dia para deixar sua pele saudável

Larissa Drumond

03/02/2019 08h30

Muitas vezes, as espinhas chegam sem avisar. Em outros momentos, elas são um problema constante e aterrorizante, que deixam muitas pessoas inseguras e com a autoestima abalada. Nem todo mundo é como a Maísa, que recentemente revelou o que faz para ter a pele lisinha aos 16 anos.

Exemplo disso é Kendal Jenner, modelo internacional e parte do clã das Kardashians, que recentemente desabafou no Instagram que sofrer de acne foi muito debilitante. "É algo com o qual eu tive que lidar desde o começo da adolescência e que fez me sentir ansiosa, desamparada e insegura". Além dela, outras celebridades nacionais e internacionais já falaram abertamente sobre essa questão. A busca incessante e angustiante pela perfeição tem dado lugar a uma era em que famosas e influenciadores têm mostrado uma vida cada vez mais real. Elas são seres humanos como qualquer outro, com problemas e espinhas – e não precisam esconder nada de ninguém.

Veja também:
Confira 9 dicas para sua maquiagem durar mais no verão
Veja 7 dicas para deixar sua maquiagem mais leve e natural
Aprenda 8 truques de maquiagem para iniciantes
Conheça as bases preferidas das celebridades de Hollywood

Existem mil motivos pelos quais a acne pode surgir: produção de hormônios androgênicos pelo organismo (principalmente durante a puberdade), acúmulo de bactérias na pele, o mau hábito de não tirar a maquiagem antes de dormir e não limpar a pele corretamente, síndrome do ovário policístico, reação a medicamentos, tipos específicos de alimentos, doenças hormonais, predisposição genética, o uso de cosméticos que não sejam oil free, estresse…

Como você pode notar, a lista é realmente extensa e apenas um médico poderá diagnosticar a causa. Lembre-se também de sempre lavar seus pincéis e suas esponjas de maquiagem. Não sabe como? Neste post, eu expliquei 4 maneiras diferentes para fazer isso. 

Pele é assunto sério! E não estamos falando apenas de cravos e espinhas, mas também de inchaço, vermelhidão e envelhecimento precoce. Por isso, eu contei com a ajuda de duas profissionais para trazer dicas da maneira mais responsável possível: a nutricionista Andressa Cardozo e a dermatologista Letícia Ambrosano, que atende pela Cia. da Consulta. 

1. Durma mais de 8 horas por noite

Pode ser clichê, mas é a mais pura verdade. Hoje em dia, todo mundo sabe que dormir mal leva ao envelhecimento precoce da pele, dos cabelos e das unhas. "Isso acontece porque o nosso organismo tem o ciclo 'sono-vigília', ou seja, alguns hormônios são produzidos exclusivamente enquanto dormimos, como por exemplo a melatonina", explica Letícia.

Foto: iStock

Ao contrário do que muitos podem achar, a melatonina não é um remédio que se compra na farmácia; é, na verdade, um hormônio associado ao sono, que precisa do ambiente escuro para ser liberado. Além de induzir o sono, ela é muito importante para a qualidade da pele, dos cabelos e das unhas porque diminui os radicais livres do oxigênio e do nitrogênio, reduzindo os efeitos do envelhecimento.

Já aconteceu de você dormir muito bem por várias noites e sentir que a sua pele está mais bonita e viçosa? A ciência explica. No entanto, se você está dormindo por mais de 8 horas e ainda assim acorda se sentindo exausto, a médica recomenda procurar um profissional para avaliar a qualidade do sono, porque ele deve ser reparador para o corpo realmente descansar.

2. Limpe a pele corretamente

Eu bato sempre nesta tecla, mas as pessoas não imaginam como faz toda a diferença remover a maquiagem e limpar a pele diariamente. "O primeiro passo da rotina de cuidados com o rosto é usar o sabonete apropriado para o nosso tipo de pele logo pela manhã. Utilizar água morna ou fria é um detalhe muito importante também, pois a água quente leva ao ressecamento. Após enxaguar e secar com toalha macia, devemos aplicar o adstringente, que tem a função de balancear e normalizar o pH cutâneo", explica a dermatologista.

Antes de dormir, você pode repetir todo este processo, a única diferença é o uso do demaquilante antes de lavar o rosto. Além disso, leve em consideração seu tipo de pele para comprar o produto removedor de maquiagem. "Peles oleosas devem evitar os bifásicos. Opte por água micelar ou lenços de limpeza sem óleo. Depois disso, lave a face e aplique o adstringente", reforça Letícia. Dessa maneira, a pele já está preparada para cremes ou loções de tratamento.

Se você já ouviu falar sobre água micelar, mas não sabe muito bem para que serve, neste post eu explico o que é, para que serve e como usar.

3. Lembre-se de beber água

Como você já deve saber, a água representa mais de 60% do corpo humano e é essencial para o funcionamento dos nossos órgãos. A hidratação da pele deve começar de dentro para fora, ou seja, antes de se preocupar com o hidratante, não se esqueça de ingerir a quantidade adequada de água. "Uma pele mais hidratada aparenta menos as ruguinhas mais finas, tem menos propensão a reter líquidos – ou seja, incha menos –, e tem mais viço, pois o colágeno hidratado é renovado mais facilmente", afirma a dermatologista.

Foto: iStock

Como eu havia comentado no post sobre 8 hábitos de beleza muito importantes que as pessoas geralmente têm preguiça de seguir, existem vários aplicativos que podem lembrar você a se manter hidratado. Ter uma garrafa por perto, seja em casa ou no trabalho, também ajuda bastante. Se achar mais gostoso, use gengibre, hortelã, canela e outros ingredientes para aromatizá-la.

4. Proteja sua pele

Esta é outra dica que eu lembro com frequência nesta coluna. Faça chuva ou faça sol, o protetor solar jamais deve ser esquecido. "As radiações UVA e UVB, que causam envelhecimento cutâneo e manchas como melasma e câncer de pele, estão presentes mesmo nos dias nublados e de inverno", ressalta Letícia. O uso de filtro deveria se tornar um hábito diário na vida de todos, assim como escovar os dentes e tomar banho.

O ideal é sair de casa já com o produto e reaplicá-lo a cada 3 horas. Existem diversas marcas no mercado, com ou sem cor, para peles oleosas ou sensíveis, com substâncias anti-idade na fórmula e até para uso masculino. "O fator de proteção solar [o FPS] para o rosto deve ser sempre acima de 50, por mais morena que a pessoa seja", completa a médica. Com esse calor insano que está fazendo no Brasil nos últimos tempos, não podemos descuidar nenhum minuto.

5. Faça exercícios físicos

Aproveite que ainda estamos no começo do ano, coloque suas resoluções de 2019 em prática e comece a se movimentar! Ao nos exercitarmos, nosso organismo libera endorfina, hormônio que ajuda na autoestima e na modulação do sistema imunológico, além de produzir substâncias que têm ação contra o envelhecimento, como a L-glutamina.

Foto: iStock

Se você vai para a academia depois do trabalho ou costuma passar maquiagem antes de ir, repense este hábito! "Durante a atividade física, ficamos com o corpo mais quente, o que leva a um aumento na transpiração e na dilatação dos poros. Se estivermos de maquiagem, os poros ficarão obstruídos, podendo desenvolver espinhas e cravos", explica Letícia. O ideal, portanto, é suar com o rosto higienizado (com sabonete e adstringente) e protegido com protetor solar.

6. Tome cuidado com sal e açúcar

Você come muito chocolate durante a semana? Sempre reforça o sal na comida que já foi temperada? Preste atenção! "O excesso de açúcar aumenta o risco de desenvolvermos processos inflamatórios que podem causar acne, celulite e outros problemas", afirma a nutricionista Andressa Cardozo. "Um docinho de vez em quando não faz mal, mas quando esse consumo é exagerado, rapidamente notamos o reflexo na nossa pele."

Já o sal em grandes quantidades favorece a retenção de líquidos, podendo causar o indesejado inchaço. Para minimizar o problema, Andressa recomenda controlar o consumo de salgadinhos de pacote, embutidos (presunto, salsicha, salame, peito de peru e linguiça, por exemplo) e outros produtos industrializados ricos em sódio.

7. Priorize alimentos naturais

Desde pequenos, nós ouvimos sobre a importância de comer frutas, verduras e legumes, que ajudam no bom funcionamento do organismo e são ricos em vitaminas, fibras e minerais. Quer saber alguns benefícios desses alimentos? A nutricionista explica.

• Frutas vermelhas, oleaginosas (castanhas e nozes) e verduras verde-escuras:  são alimentos ricos em antioxidantes, que ajudam a controlar os radicais livres que causam o envelhecimento da pele. Ter folhas cruas ou refogadas no almoço e no jantar, além de frutas e castanhas nos lanches, garantem o aporte desses nutrientes tão importantes.

• Mamão e aveia são velhos conhecidos do bom funcionamento intestinal. Um intestino saudável garante a absorção dos nutrientes que nossa pele tanto precisa. Vale ressaltar que a aveia também é rica em silício, nutriente presente em muitos produtos cosméticos. Ou seja, invista na aveia!

• Frutas cítricas são excelentes fontes de vitamina C, que auxilia nosso corpo a produzir colágeno. Consumir a quantidade adequada de proteína – seja de fonte animal ou vegetal – também é primordial para produzir esse elemento que estrutura nossa pele, deixando-a firme e com menor chance do desenvolvimento precoce de rugas e outras marcas de expressão.

Foto: iStock

8. Beba com moderação

Quem sou eu para falar "não beba", não é mesmo? Se você é feliz com seu copinho de cerveja no happy hour de sexta-feira e aquela gin tônica com as amigas no sábado à noite, não vou estragar seus prazeres.  Mas é importante lembrar que o álcool é um vasodilatador, o que significa que ele dilata as artérias, veias e vasos linfáticos, levando à vermelhidão no rosto e ao inchaço.

Já percebeu que quando você bebe suas olheiras ficam mais ressaltadas na manhã seguinte? Isso acontece porque o álcool desidrata a pele. A dermatologista Letícia Ambrosino conta que a principal diferença entre as bebidas alcoólicas está no teor de açúcar que elas contêm, porque quanto mais doces, mais chances de surgir um quadro de acne.

"Entre os mais consumidos, o vinho é tido como 'bonzinho' pelo seu efeito antioxidante, devido ao resveratrol, substância presente na uva, mas a realidade é que ele é uma das bebidas mais agressivas para a pele, pois seu teor alcoólico causa uma vasodilatação mais intensa, além de levar à liberação de histamina, que aumenta ainda mais o rubor facial."

Qual dessas dicas você segue à risca? Conte nos comentários.

Quer saber por onde eu ando? Me siga no Instagram!

Sobre a autora

A jornalista e publicitária Larissa Drumond passou pelo núcleo de sites de moda da Editora Abril, pelo portal iG e por algumas agências de publicidade em São Paulo. Em setembro de 2016, decidiu finalmente seguir o amor e se mudou para o outro lado do Atlântico, mais precisamente na Holanda – onde continua explorando novidades e tendências de beleza. Trabalha com marketing voltado para o mercado brasileiro em uma startup em Rotterdam; afinal, ela sai do Brasil, mas o Brasil não sai dela. Invejosos diriam que é mentira, mas foi musa inspiradora da música "Larissa Bonita", da Madonna.

Sobre o blog

Seja bem-vindo a este espaço com resenhas, inspirações, achados e tendências de beleza mundo afora. Gosta de maquiagem e produtos de beleza também? Então puxe uma cadeira, vamos conversar!

Larissa Drumond