Topo

Larissa Drumond

Confira 10 ideias de maquiagem para usar com vestido vermelho

Larissa Drumond

24/03/2018 06h20

Vestido vermelho é um clássico em festas de casamento, formatura, Natal ou simplesmente no evento que você quiser usá-lo e se sentir poderosa. No entanto, como a cor já é chamativa por si só, a pergunta que geralmente surge em seguida é: "Que maquiagem eu devo usar?"

Claro que você pode procurar por hashtags no Instagram, criar pastas de inspiração no Pinterest, procurar imagens no Google ou mandar uma mensagem para aquela amiga que entende tudo sobre moda e beleza; mas, como eu já falei outras vezes, eu estou aqui para facilitar a sua vida. Por isso, escolhi 10 celebridades com maquiagens para todos os gostos: das mais clássicas e discretas até com glitter nos olhos e boca glossy. 

1. Marina Ruy Barbosa

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Você mal poderia imaginar que um vestido longo, de paetês e, ainda por cima, vermelho poderia ser uma boa ideia. Parece muita informação ao mesmo tempo, não é? Mas este Maison Valentino da coleção outono-inverno 2017/2018 ficou perfeito! Marina Ruy Barbosa é presença sempre impecável no Brasil e no exterior – neste caso, ela estava no red carpet da cerimônia do Emmy Awards em Nova York, nos Estados Unidos, em novembro de 2017.

O que eu mais gosto nesta produção é que a maquiadora Nicole Blais não usou uma base tão alta ao ponto de cobrir suas sardas, deixando a pele muito bem feita e com um aspecto mais natural. Nos olhos, sombra cintilante esfumada no formato gatinho e cílios superiores com muita máscara. Você pode alcançar um resultado similar colando cílios postiços em tufos da metade até o canto externo, assim eles se mesclam aos cílios naturais e ficam mais volumosos.

O batom vermelho escuro com efeito cremoso não poderia deixar de ser comentado. Lembre-se sempre de delinear os lábios com um lápis para depois preencher com o batom; dessa forma, você sabe exatamente onde aplicar o produto para não borrar. Pode dar mais trabalho no começo, mas você vai me agradecer depois!

2. Rita Ora

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

O que Rita Ora não tem de foco, ela tem de estilo. Digo isso, porque ela nunca sabe se vai investir na carreira de cantora, de atriz, de modelo, ou de ícone da moda – apesar de ter algumas músicas nas paradas de sucesso no momento, "Anywhere", "Your Song" e "For You", trilha sonora do filme "50 Tons de Liberdade".

Para a festa da Vanity Fair, que aconteceu após a cerimônia do Oscar deste ano, a britânica escolheu um vestido maravilhoso (pausa para dizer que, meu Deus, estou apaixonada!) assinado pelo estilista libanês Zuhair Murad, da coleção primavera 2018 da linha de alta-costura.

Um dos fatores pelos quais eu selecionei esta maquiagem é a originalidade. Sinceramente, me responda: você escolheria uma sombra dourada e superpigmentada em toda a pálpebra superior e na área rente aos cílios? O efeito ficou moderno e longe da obviedade. Como o look, os brincos e os olhos já disseram tudo, o batom nude foi uma opção acertada para não quebrar a harmonia.

3. Lily Collins

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Se você não conhece Lily Collins, ela é filha do músico inglês Phil Collins, que tinha uma banda chamada Genesis e depois seguiu carreira solo. Apesar deste rostinho de quem acabou de sair da adolescência, a atriz completou 29 anos na semana passada – você pode vê-la, inclusive, em um filme recente lançado pela Netflix chamado "O Mínimo Para Viver".

Agora você deve estar pensando: "Tudo bem, Larissa. Obrigado pela informação! Mas por que ela está nesta lista de inspirações?" Veja este delineado azul metálico, aplicado da metade dos olhos até o cantor externo, e me diga. Que ideia genial! Está aí a prova de que um vestido vermelho com um corte clássico pode fazer uma parceria superinovadora com uma cor tão inconvencional quanto o azul metálico.

Para finalizar, blush rosado suave nas maçãs do rosto, batom nude e máscara de cílios nos cílios inferiores, que aliada à franjinha, deu um ar bonequinha para a produção.

4. Kim Kardashian

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Kim Kardashian é sempre polêmica na hora de se vestir, mas mesmo assim ela influencia multidões em todo o mundo e acaba tendo licença poética para sua excentricidade. Se você me falasse que esta foto foi tirada no Rio de Janeiro, antes de um bloco de carnaval, eu acreditaria. Mas não, foi em um brunch da RocNation, gravadora do rapper Jay-Z, em fevereiro de 2015.

Apesar de o modelo ser um pouco, digamos, diferente, a maquiagem é muito clássica e fácil de reproduzir. Base mate, corretivo, pó compacto para selar, sobrancelhas preenchidas da maneira mais natural possível, blush e batom nude em tom rosado.

A dica é esfumar a sombra marrom escura em cima e abaixo dos olhos – esfume bem com um pincel pequeno e com cerdas achatadas, tomando cuidado para não criar efeito de olheiras. Também foi usada sombra dourada na pálpebra móvel e um pouco no canto interno dos olhos para criar um ponto de luz. Se preferir, passe lápis dourado na linha d'água para dar uma leve iluminada.

5. Rihanna

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Rihanna escolheu um look com muito vermelho vivo – vestido, clutch e sandálias – e mostrou que é possível brincar com cores próximas ao optar pelo batom vinho em um tom similar ao dos brincos. Esta maquiagem funcionaria muito bem para uma ocasião mais especial à noite, como um casamento ou uma formatura.

Além do esfumado nos olhos em marrom e rosé metálico, o protagonista desta maquiagem é, sem dúvida, o iluminador, que apareceu no topo das maçãs do rosto, na ponta do nariz, abaixo das sobrancelhas, no canto interno dos olhos e um pouco no queixo.

Um truque para ressaltar os lábios e deixá-los com a impressão de serem um pouco mais carnudos é aplicar iluminador também no V da boca (região conhecida como "arco do cupido"). Passe antes de aplicar o batom.

A cantora também contornou o rosto para afiná-lo. Se você também quer um efeito mais longilíneo, use pó compacto em um tom mais escuro que sua pele, uma paleta específica para contorno ou um bronzer e crie uma linha imaginária abaixo do blush. Para entender melhor, veja este post em que eu mostro onde e como aplicar o produto.

6. Sofia Vergara

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Sofia Vergara, a querida e cômica Gloria do seriado "Modern Family", também está com uma maquiagem relativamente simples de ser feita e que funcionou muito bem para a ocasião. Um combo de delineado, cílios postiços e pálpebra inferior marcada com um lápis marrom – ou sombra, aplicada com um pincel bem fininho.

A pele está bem hidratada e com um acabamento muito natural. Eu acho que um batom vermelho mais aberto ficaria superbonito com este vestido e a maquiagem dos olhos, mas o nude acobreado conferiu um tom mais discreto e clássico.

Eu cheguei à conclusão de que talvez as brasileiras se importem mais com sobrancelhas feitas e bem desenhadas, porque 80% – estou adivinhando esta porcentagem, mas posso dizer que é a expressiva maioria – das celebridades aparecem em eventos com sobrancelhas bem cheias. Tenho percebido isso há algum tempo. Eu gosto de fazer as minhas porque me sinto melhor, mas é positivo e esperançoso quando as mulheres seguem uma tendência mais natural, sem a pressão (e opressão) da perfeição.

7. Viola Davis

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Foi com este vestido vermelho da Armani Privé que Viola Davis levou uma estatueta do Oscar na categoria "Melhor Atriz Coadjuvante", em 2017, pelo filme "Fences" ("Um Limite Entre Nós", em português). A cabeleireira responsável pelo cabelo curtinho com franja é Jamika Wilson, a mesma que criou uma beleza inspirada na década de 1970 para a atriz na cerimônia deste ano, com cabelo volumoso e repartido ao meio. A proposta é muito diferente da anterior!

O batom dourado, os olhos dramáticos com cílios longos, delineado e sombra cintilante foram obra da maquiadora Autumn Moultrie. Vale a pena checar o Instagram dela para acompanhar seu trabalho e ver como ela consegue transformar Viola em uma personagem diferente a cada produção. Uma verdadeira artista!

8. Krysten Ritter

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Se você viu "Breaking Bad" ou "Jessica Jones", o rosto de Krysten Ritter já é familiar para você – sem falar na comédia "Don't Trust the B* in Apartment 23", que infelizmente foi cancelado logo na segunda temporada. O vestido, da coleção outono 2017 do estilista britânico Julien Macdonald,  é ousadíssimo e deixou a atriz com ares de super-heroína.

O tailandês Nick Barose, que tem clientes como Lupita Nyong'o, Rachel Weisz, Brie Larson, Alicia Vikander e Amy Poehler, foi o responsável pela maquiagem de Krysten para a première da série "Os Defensores". Ficou curioso para saber que batom poderoso é este? É o Lancôme Color Design Matte Lip Crayon, na cor 100 Oui. Muito moderno e sexy!

Nos olhos, máscaras nos cílios superiores e inferiores, sombra clara cintilante e delineado acentuado da metade para o canto externo. Eu, particularmente, teria usado um blush um pouco menos cor-de-rosa e mais puxado para o pêssego, mas é mesmo uma questão de gosto. De qualquer forma, está belíssima!

9. Maggie Q

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Você se lembra do seriado "Nikita", que foi ao ar de 2010 a 2013? Maggie Q era a atriz principal. Na festa da Vanity Fair pós-Oscar deste ano, ela usou uma das maquiagens das quais eu mais gostei nesta lista. É chique, linda e fresh!

Tudo me pareceu de muito bom gosto: o batom coral, o blush no tom pêssego, a sombra acobreada… Vou salvar na minha pastinha de inspirações caso eu tenha uma festa em breve. Também achei os cílios postiços lindos, mas tome muito cuidado ao aplicar a cola. Não posso assegurar de que este foi o problema, mas os pelinhos do olho esquerdo (à direita na foto) estão esbranquiçados, como se a maquiadora não tivesse removido o excesso.

Caso você tenha vontade de aprender a colar cílios postiços, eu ensino o passo a passo neste post.

10. Blake Lively

Foto: Getty Images


Foto: Getty Images

Blake Lively, nossa eterna Serena van der Woodsen de "Gossip Girl", marcou presença no tapete vermelho do filme "Cafe Society" – filme bem fraco, por sinal! – no Festival de Cinema de Veneza, em 2016, com um macacão. Apesar de vermelho ser uma cor naturalmente chamativa, o tecido fluido e leve deixou o look mais despojado.

A maquiagem também está ideal para a ocasião: leve, mas não tão natural. A atriz optou por lábios rosas cintilantes, aplicou blush bem suave, caprichou na máscara de cílios e fez um leve delineado gatinho. Bem leve mesmo. Pode ser uma ideia para festas durante o dia ou até mesmo para o trabalho – nos dias em que você estiver mais inspirada.

De qual você mais gostou? Conte nos comentários!

Quer falar comigo ou saber por onde eu ando? Siga meu perfil no Instagram (@laridrumond) ou no Twitter (@larissadrumond). Até a próxima!

Sobre a autora

A jornalista e publicitária Larissa Drumond passou pelo núcleo de sites de moda da Editora Abril, pelo portal iG e por algumas agências de publicidade em São Paulo. Em setembro de 2016, decidiu finalmente seguir o amor e se mudou para o outro lado do Atlântico, mais precisamente na Holanda – onde continua explorando novidades e tendências de beleza. Trabalha com marketing voltado para o mercado brasileiro em uma startup em Rotterdam; afinal, ela sai do Brasil, mas o Brasil não sai dela. Invejosos diriam que é mentira, mas foi musa inspiradora da música "Larissa Bonita", da Madonna.

Sobre o blog

Seja bem-vindo a este espaço com resenhas, inspirações, achados e tendências de beleza mundo afora. Gosta de maquiagem e produtos de beleza também? Então puxe uma cadeira, vamos conversar!

Larissa Drumond