Topo

Larissa Drumond

7 estilos de maquiagem para usar com roupas pretas

Larissa Drumond

18/01/2018 11h09

Quando você vai a um salão para ser maquiada, uma das primeiras coisas que o profissional pergunta é: "Qual é a cor do seu vestido?" De acordo com seu gosto – porque, como eu já disse antes, maquiagem é algo extremamente pessoal –, ele vai pensar em como usar as cores para realçar o seu tom de pele e o da roupa.

Mas um vestido preto, por exemplo, é basicamente uma tela branca para um pintor. O céu é o limite! Na 75º edição do Globo de Ouro, que aconteceu no domingo (7), todas as mulheres se vestiram de preto como forma de protesto contra o assédio sexual em Hollywood. Em apoio às mulheres, muitos homens também usaram preto e carregaram um broche em que se lia Time's Up, nome da campanha lançada no primeiro dia de 2018, que já levantou mais de 15 milhões de dólares para um fundo que providencia ajuda financeira a mulheres de baixo poder aquisitivo em processos judiciários relacionados a assédio.

Vi algumas pessoas lamentando nas redes sociais que seria um tapete vermelho tedioso, mas vamos combinar que muitas premiações ainda virão – e a causa é importantíssima. Eu adorei ver a criatividade das celebridades ao escolherem tantos modelos pretos diferentes uns dos outros e, principalmente, em me deparar com tantas possibilidades diferentes de beleza.

Gostaria de ter escrito este post antes – a correria neste começo de ano está pior do que a do fim de ano, me desculpe! –, mas ele serve para qualquer época; afinal, todo mundo tem uma festa ou algum evento em que a saída mais segura e prática é aquele pretinho básico. No meu caso, às vezes não tão básico assim, porque se tem uma coisa da qual eu gosto é brilho!

Selecionei diversas ideias para você se inspirar (ou copiar na cara dura!) e separei por temas. Vamos começar!

1. Batom Vermelho

O que poderia ser mais clássico do que o combo vestido preto + batom vermelho? É garantia de sucesso sempre! Uma solução simples, mas sempre eficaz.

Nos olhos, você também pode escolher o que preferir: iluminado com muita máscara de cílios – ou cílios postiços de tufinhos para conferir volume apenas no cantor externo (na beleza da Jessica, eu só senti falta de uma máscara nos cílios inferiores); delineado com sombra cintilante esfumada embaixo, ou tons um pouco mais terrosos. Você é quem manda!

Muitas atrizes optaram pelo batom vermelho. Muitas mesmo! Abaixo, outras três que eu também adorei e merecem destaque porque estão ó… De parabéns!

Alguém me explica essa maquiagem da Shay Mitchell? Eu estou simplesmente APAIXONADA e preciso usá-la em alguma ocasião. Se você está pensando: "Também adorei. Mas que batom é esse? Me ajuda!" É o Gold Blooded, da linha Studded Kiss Creme Lipstick da Katy von D (clique neste link para ver a embalagem maravilhosa) com o lápis de boca Everlasting Lip Liner, na cor Outlaw. Perfeito para um visual bem fresh de verão, ainda mais quando aliado ao blush bronzeado e ao efeito iluminado. No Brasil, os produtos da Kat von D podem ser encontrados na Sephora.

Caso você queira um vermelho mais clássico, a atriz Jessica Chastain usou o Chanel Rouge Allure Luminous Intense Lip Colour, cor 104 Passion.

2. Gótica Suave

Assim como o batom vermelho, o batom escuro permite que você brinque com muitas possibilidades nos olhos: iluminado no canto interno com cores fortes no externo, brilhinho singelo, cílios poderosos ou, como fez a Taylor Hill, um delineado rosa metálico com esfumado gatinho. Quanto ao blush, eu prefiro os tons terrosos, pêssego e coral ao rosa.

Dependendo do meu humor e da minha disponibilidade de tempo para me maquiar, eu vou até para o escritório com batom vinho, marrom ou roxo. Como eu passo o dia inteiro na frente do computador, eu passo muito a mão no rosto enquanto estou lendo e trabalhando (sei que não deveria!); então, quando eu me olho no espelho, de repente tem um risco na minha testa ou no meu queixo. Ou seja, cuidado! Não faça como eu.

3. Olhos Coloridos

Eu falei sobre olhos coloridos no post onde eu citei 5 tendências de beleza para 2018 e em outro, um pouco mais antigo, onde você pode ver 10 ideias de maquiagem com boca natural (Selena Gomez e Demi Lovato aparecem com olhos nas cores fúcsia e vermelho respectivamente. Poderosíssima!)

Eu entendo que muita gente tenha receio de arriscar. É uma maquiagem mais ousada mesmo! Talvez eu escolhesse algo mais clássico para o tapete vermelho, mas eu digo isso porque nunca pisei sobre um – e mesmo se pisasse, provavelmente seria uma chance única na minha vida. Mas essas celebridades geralmente têm um evento por semana, ou seja, elas ousam mesmo porque não têm nada a perder; afinal, depois tem mais!

É bem difícil alguém optar por tons fortes nos olhos e usar batom colorido, a solução mais garantida é o nude ou apenas um gloss. Eu já arrisquei uma maquiagem parecida com a da Jackie Cruz nos olhos; inclusive, gosto muito!

Eu não iria para uma festa com um make à la Caipora como a Emily Ratajkowski, mas gosto do conceito e do esfumado gatinho. A da Zuri Hall, eu acho simplesmente maravilhosa! Apesar de ser azul-cheguei, o visual pode ficar superchique e moderno se a ideia for bem executada.

Dica: para aplicar e esfumar sombra na parte de baixo dos olhos, use um pincel pequeno, com as cerdas curtas e achatadas (como na imagem acima). Até chegar a essa conclusão, eu tentei mil pincéis. Algumas pessoas gostam de usar o chanfrado, mas acho um pouco mais difícil para depositar e já esfumar logo depois. Comece do canto externo, com a mão bem leve, em direção ao canto interno.

4. Acordei Maravilhosa

Eu acredito que a maquiagem reflete o humor e a personalidade de cada um. Não é porque você vai desfilar no Globo de Ouro que precisa se montar e colocar tudo o que tiver direito. Está tudo bem. O importante é se sentir confortável e respeitar o código de vestimenta da cerimônia. As três atrizes investiram em uma beleza supernatural – principalmente Michelle Williams – e estão belíssimas!

Mas não se engane, viu? Para a Michelle chegar a esse look "acordei e só passei um negocinho", ela usou vários produtos – todos assinados pela Dior, tá, meu bem? Porque não basta fazer uma maquiagem natural, tem que ser uma maquiagem natural da Dior.

Primer Capture Totale Dreamskin Advanced Instant Skin Perfector;
Base Diorskin Forever Undercover Foundation (cor 010 Ivory);
Corretivo Diorskin Forever Undercover Concealer (cor 010 Ivory também);
Blush Dior 943 My Rose;
Lápis para sobrancelhas Brow Styler (cor 011 Light Brown);
Primer para os olhos Diorshow Eye Primer;
Sombra 667 Flirt;
Máscara para cílios Diorshow 090 Pro Black;
Batom 169 Grege 1947;
Lipbalm Dior Addict Lip Glow Color Awakening (cor 001 Pink).

5. Clássica 

Todas as atrizes acima estão com uma maquiagem relativamente simples, mas que dão certo sempre! São ótimas ideias para um casamento durante o dia, ou em alguma festa em que você quer ficar elegante na medida certa. Boca nude, sombras de cor neutra com um brilho discreto – sim, é possível usar brilho sem ficar chamativa demais! – e máscaras de cílio para fechar (ou cílios postiços, se preferir).

Abaixo, outras três celebridades que seguiram a mesma linha e também merecem ser lembradas. A Natalie Portman, aliás, foi a mais ousada entre elas e esfumou sombra preta na parte debaixo dos olhos também; mas, fora esse detalhe, o conceito é praticamente o mesmo. Dakota Johnson, por sua vez, optou por lápis bege na linha d'água para aumentar, iluminar o olhar e dar destaque aos cílios inferiores com máscara, dando um efeito mais "boneca".

6. Olho Tudo, Boca Nada

São três propostas de beleza completamente diferentes, mas que trazem um ponto em comum: o destaque para os olhos. Katherine Langford, a Hannah Baker de "13 Reasons Why", investiu em um delineado roxo cintilante incrível, que ressaltou a cor dos olhos.

Millie Bobby Brown, que interpreta a personagem Eleven no seriado "Stranger Things", já causou muita polêmica devido à sua adultização; ou seja, por usar elementos que remetem à vida adulta (maquiagem, salto alto e maquiagem) e apresentar um comportamento que não condiz com a idade dela – no caso, 13 anos.

Nos eventos de lançamento da primeira temporada da série, ela era vista como apenas uma criança: vestidos de renda, pele natural, e laços; um ano depois, a atriz apareceu quase irreconhecível: escova nos cabelos já maiores, maquiagem (que antes não era usada) e ensaios para revistas de moda em poses consideradas "sexy". Na minha opinião, tudo tem seu tempo e criança tem que ser criança, mas não vou me aprofundar muito nesta questão no momento. Apesar de Millie estar usando sapatos de salto alto prateados no tapete vermelho do Globo de Ouro, achei a maquiagem leve na medida certa com delineado gatinho, que deu um toque superfofo.

Laverne Cox, de "Orange Is The New Black", arrasou na sombra cintilante e nos cílios postiços. A única coisa da qual eu não gostei foi o traço de lápis preto abaixo dos olhos, porque está marcado demais, o que acabou deixando o visual pesado e um pouco datado. Ficaria mais elegante se ela tivesse optado por uma sombra preta ou grafite esfumada. Também preencheria um pouco mais as sobrancelhas.

7. Batom Rosa

Eu sou apaixonada por batom rosa e acho que a cor é muito esquecida nos tapetes vermelhos. Existem escolhas mais seguras – como coral, nude e vermelho, que são garantia de sucesso e elegância –, mas como não amar esse tom mais fechado e cintilante da Margot Robbie? Maravilhoso!

Porém, você acredita que, para chegar nessa tonalidade, foram usados não um, não dois, mas TRÊS batons? Todos eles são da Chanel e a cor é fruto de uma mistura entre o Ultra Hydrating Lip Colour (cor Suzanne) + Luminous Matte Lip Colour (cor La Sensuelle) no contorno dos lábios + Luminous Matte Lip Colour (cor 50 La Romanesque) no centro.

Já o tom da Jessica Biel é mais Barbie e realmente tem que ser usado com mais cautela; no entanto, como o vestido é preto e a beleza está mais clássica, a escolha foi inteligente. Os produtos também são assinados pela Chanel: lápis de boca Precision Lip Definer (cor 70 Sonic Pink) e batom Luminous Matte Lip Colour (cor 42 L'Éclatante).

A maquiagem da Chanel costuma ser cara, mas é perfeitamente possível encontrar cores parecidas em lojas mais acessíveis, como Quem Disse Berenice, Natura ou até mesmo a MAC, que tem um portfólio de cores impressionante.

De qual maquiagem você mais gostou? Deixe sua opinião nos comentários e me siga no Instagram (@laridrumond). Até a próxima!

Sobre a autora

A jornalista e publicitária Larissa Drumond passou pelo núcleo de sites de moda da Editora Abril, pelo portal iG e por algumas agências de publicidade em São Paulo. Em setembro de 2016, decidiu finalmente seguir o amor e se mudou para o outro lado do Atlântico, mais precisamente na Holanda – onde continua explorando novidades e tendências de beleza. Trabalha com marketing voltado para o mercado brasileiro em uma startup em Rotterdam; afinal, ela sai do Brasil, mas o Brasil não sai dela. Invejosos diriam que é mentira, mas foi musa inspiradora da música "Larissa Bonita", da Madonna.

Sobre o blog

Seja bem-vindo a este espaço com resenhas, inspirações, achados e tendências de beleza mundo afora. Gosta de maquiagem e produtos de beleza também? Então puxe uma cadeira, vamos conversar!

Larissa Drumond