Topo

Larissa Drumond

Conheça 5 tendências de beleza para 2018 muito fáceis de usar

Larissa Drumond

05/01/2018 08h58

Às vezes fica difícil acompanhar as novas tendências do mundo – de moda, de beleza, de viagem, de comportamento, de tudo. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e, a cada hora, aparece uma novidade: às vezes linda, às vezes um pouco bizarra… Quem se lembra dos cílios postiços colados no nariz ou da sobrancelha trançada? 2017 foi um ano intenso!

Já estamos no quinto dia de 2018 e mal posso esperar para saber o que vem pela frente. Por enquanto, já existem algumas especulações do que será visto pelas ruas ou pelo Instagram de acordo com as semanas de moda internacionais passadas e o levantamento de tendências do Pinterest. Você não precisa seguir nenhuma dessas dicas, claro! Afinal, maquiagem é algo muito individual: cada pessoa gosta de um estilo, em uma certa quantidade e em determinadas ocasiões. De qualquer forma, eu trago aqui o que você pode esperar do universo da beleza nos próximos 365 dias, mas que sejam aplicáveis na vida real.

1. Pele Natural
Em vez de peles bem preparadas com base, corretivo e todos os produtos possíveis para esconder as imperfeições, vamos ver rostos mais clean. Sabe aquele ar de "I woke up like this, flawless" ("Eu acordei assim, perfeita"), como na música da Beyoncé? O conceito é justamente esse!

De acordo com um artigo do site Style Caster, Patrick Ta, maquiador de celebridades como Gigi Hadid, Chrissy Teigen, Olivia Munn, Alessandra Ambrosio, Ariana Grande (olha, a lista é grande!), a ideia é que as características naturais sejam ressaltadas. "Eu, pessoalmente, amo ver as sardas de alguém aparecendo através da maquiagem", ele disse.

Alguns maquiadores e jornalistas de beleza dizem que a consequência disso é um cuidado redobrado com a pele. Mas, na minha opinião, todo mundo já deveria ter esse zelo, independentemente da quantidade de produto. Cosméticos ajudam a disfarçar imperfeições, verdade; mas são também uma forma de autoexpressão e de estilo. Além disso, uma cútis bem cuidada é garantia de uma maquiagem mais bonita ainda.

Que tal aproveitar que estamos no começo do ano, nesse clima gostoso de renovação e foco nos objetivos, e visitar seu dermatologista? Não fique com preguiça de passar protetor solar todos os dias – mesmo quando o céu estiver nublado – e não se esqueça de que hidratação é importante para todos os tipos de pele, até para as oleosas. Estou parecendo mãe falando para o filho levar o casaco, mas no futuro esses pequenos detalhes vão fazer a diferença! Inclusive, a água termal também pode ser um ótimo aliado da pele saudável por ter o poder de hidratá-la, acalmá-la e refrescá-la.

Como fazer uma maquiagem natural? Apesar de o conceito ser "não passei nada do rosto", você ainda vai precisar de alguns produtos: BB Cream para uniformizar a pele, corretivo (só no caso de muita olheira ou alguma espinha ou manchinha indesejada), blush, iluminador, máscara para cílios, batom nude (ou lip balm) e uma máscara incolor para as sobrancelhas. Em um dos meus primeiros posts no blog, eu dei 7 dicas para quem tem preguiça de se maquiar; tenho certeza de que você vai encontrar algumas dicas valiosas por lá!

2. Batom Falhado
Sabe aquele cuidado especial que você tem ao colorir os lábios? Primeiro um hidratante, depois um lápis para contornar a boca perfeitamente e, por fim, o batom? Pode esquecer tudo isso! De acordo com os últimos desfiles de moda internacionais, a ideia é um visual mais descontraído e jogadinho com um batom "mal aplicado". Passe um pouco de produto no centro dos lábios, espalhe com os próprios dedos e pronto. Tá linda, linda!

Eu já sei que eu não vou me aventurar por cores escuras, porque vamos ser sinceras… Parece que eu saí para almoçar, comi, voltei, não passei batom de novo e ficou daquele jeito! Mas como vocês podem ver, tendências vêm e voltam, porque essa era uma das apostas de beleza de 2013 – e eu não me lembro de ninguém aderindo, então vamos ver o que o futuro nos reserva.

Porém – às vezes aparece um porém do bem –, quando é um tom puxado para o coral ou para o rosa claro, a técnica ombré (ou degradé, como quiser chamar) pode dar um efeito de saúde, de boca vermelhinha natural. Se bem executada, a ideia funciona! No ano passado surgiu uma tendência de boca borrada (como se você tivesse beijado alguém na balada de batom mesmo), mas aí não tem como defender. Desculpa.

3. Sombras Coloridas
No post em que eu mostrei 10 inspirações de maquiagem com boca natural, já podemos ver algumas celebridades com sombras coloridas: a modelo americana Hailey Baldwin investiu na sombra roxa, enquanto os olhos de Demi Lovato ganharam um tom avermelhado e os de Selena Gomez, fúcsia. Mas, em 2018, parece que a tendência vai chegar com tudo! Abaixo, você vê Chloë Grace Moretz com sombra azul bem definida e delineada, e Zendaya com uma amarela esfumada.

Um dia desses a cantora Dua Lipa publicou fotos no Instagram usando uma sombra rosa fluorescente nos cílios inferiores e depois, verde-vagalume (inventei esse nome agora. Chora, Pantone!). O resultado? Um visual moderno e simplesmente maravilhoso – mas que pode assustar quem prefere algo mais discreto.

Dica: se você não está acostumada com cores muito fortes (principalmente nos olhos), mas está disposta a tentar, comece aos poucos. Use primeiro um delineador ou um lápis azul, vinho ou dourado – aliás, a Quem Disse Berenice e a Sephora têm ótimas opções. Quando estiver mais familiarizada, brinque com uma sombra colorida no canto interno dos olhos misturada a um tom mais neutro, como o marrom, no canto externo.

Outra ideia é fazer algo no estilo da Dua: uma tonalidade mais neutra na pálpebra móvel e no côncavo, e algo bem colorido embaixo – até que um dia você vai acordar e se sentir pronta para a alegria que uma sombra colorida pode proporcionar à sua vida. Ou não – e tudo bem também. Mas uma grande oportunidade para se jogar sem medo nos tons impactantes é o Carnaval. Você tem 1 mês e meio para treinar. Valendo!

Enfim, uma última reflexão: o que todas essas maquiagens têm em comum? Uma boca "nada", ou seja, um gloss, um batom nude, ou até mesmo corretivo para apagar de vez os lábios. Dessa forma, a atenção é toda voltada para os olhos.

4. Cílios Poderosos
De acordo com as tendências de beleza do Pinterest, rede social utilizada para inspirações visuais, os cílios de 2018 chegarão a um outro nível. Máscaras que prometem duplicar, triplicar, quadruplicar comprimento e volume já não serão mais suficientes; a moda agora é recorrer às extensões.

Na verdade, eu acho a proposta um pouco extrema e prefiro continuar usando máscara todos os dias: tanto nos cílios superiores quanto no inferiores. Provavelmente eu só faria uma extensão caso passasse férias por mais de 2 semanas em alguma praia e não quisesse me preocupar em passar maquiagem nos olhos. Se você já fez, conte aqui nos comentários como foi sua experiência. Vou adorar saber se vale mesmo a pena!

Para festas, você sempre pode usar cílios postiços! Neste post, eu mostrei o passo a passo para colá-los e dei dicas para todo o processo de aplicação.

5. Gloss
Há uns bons anos, os batons com acabamento mate são os queridinhos das mulheres; afinal, eles duram bastante e dão um toque sofisticado. Mas, aos poucos, esse reinado vem diminuindo para dar lugar ao gloss. Quem foi adolescente no começo dos anos 2000 (como eu!) sabe o que é ter um gloss sempre na bolsa e viver com a boca brilhando e grudando no cabelo quando está ventando. Pura emoção! Trago notícias: a tendência está voltando e parece que em 2018 o negócio vai ser sério. O efeito molhado vai chegar para ficar!

Você pode comprar gloss de diferentes clores, claro! No entanto, um truque simples e barato é continuar usando os batons que você já tem e comprar um gloss transparente para aplicar por cima. Mesmo se você estiver usando um batom mate, é possível transformá-lo. Inclusive, o conceito repaginado permite que você aplique o gloss até nos olhos, por cima da sombra!

De qual tendência você mais gostou? Caso queira saber por onde eu ando, siga meu Instagram (@laridrumond) ou mande um e-mail para larissatudobeleza@gmail.com. Até a próxima e feliz 2018!

Sobre a autora

A jornalista e publicitária Larissa Drumond passou pelo núcleo de sites de moda da Editora Abril, pelo portal iG e por algumas agências de publicidade em São Paulo. Em setembro de 2016, decidiu finalmente seguir o amor e se mudou para o outro lado do Atlântico, mais precisamente na Holanda – onde continua explorando novidades e tendências de beleza. Trabalha com marketing voltado para o mercado brasileiro em uma startup em Rotterdam; afinal, ela sai do Brasil, mas o Brasil não sai dela. Invejosos diriam que é mentira, mas foi musa inspiradora da música "Larissa Bonita", da Madonna.

Sobre o blog

Seja bem-vindo a este espaço com resenhas, inspirações, achados e tendências de beleza mundo afora. Gosta de maquiagem e produtos de beleza também? Então puxe uma cadeira, vamos conversar!

Larissa Drumond