Topo

Larissa Drumond

Festival de Veneza: 6 ideias de maquiagem com batom vermelho

Larissa Drumond

08/09/2018 06h00

A 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza começou no dia 29 de agosto e segue até hoje, 8 de setembro, reunindo celebridades, atores e artistas do mundo inteiro para celebrar a sétima arte. Bruna Marquezine, inclusive, marcou presença no evento com um longo metálico assinado pela marca Ralph & Russo e optou por um vestido Alberta Ferretti azul degradê, avaliado em R$ 17 mil na última sexta-feira (31). Outras brasileiras também passaram pelo tapete vermelho italiano, como as modelos Izabel Goulart e Ana Beatriz Barros.

Sei que estou aqui para mostrar inspirações de beleza, mas é sempre muito válido fazer uma pausa na programação para ressaltar produções brasileiras que foram selecionadas para o festival, mesmo que nenhuma tenha sido exibida na mostra principal, a Venezia 75 – categoria em que os filmes concorrem ao famoso prêmio do Leão de Ouro. Neste ano, participaram "Deslembro", de Flavia Castro, "Domingo", de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, e "Humberto Mauro", de André di Mauro.  É incrível ver o Brasil sendo representado tanto no tapete vermelho quanto nas telonas.

Voltando: a boca nude tem sido uma escolha muito comum nos últimos tempos, mas eu adorei ver como o batom vermelho, sempre tão clássico e curinga, surgiu com um ar mais moderno, fresh e alegre. Sabe aquele truque de quando você está com preguiça de se maquiar, se joga no batonzão e todo mundo acha que você está maquiadíssima? Mais ou menos nesta linha, mas com um pouco mais de esforço e dedicação – mas nem tanto para não perder a espontaneidade.

1. Vibrante

Getty Images

Barbara Palvin é uma atriz e modelo húngara, mais conhecida por participar do desfile da marca de lingerie Victoria's Secret e por estampar a capa e as páginas da revista americana Sports Illustrated em 2016. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar de seu nome na vida, ela reúne quase 9 milhões de seguidores no Instagram.

Esta maquiagem é uma opção vibrante, fresh e lindíssima para festas durante o dia: batom vermelho aberto, pele superiluminada, blush em tom pêssego, sobrancelhas naturais, canto interno iluminado e cílios postiços apenas da metade para o canto externo para abrir o olhar. Recomendo salvar esta imagem na sua pastinha de referências!

2. Moderno & Nostálgico

Getty Images

Por mais paradoxal que possa soar, a modelo e atriz Greta Ferro conseguiu unir o moderno e o nostálgico, o passado e o presente de uma forma única. O tecido brilhante e verde escuro do vestido aliado ao cabelo encaracolado com franjinha deram o toque anos 80 – década pela qual eu sou apaixonadíssima. Adoro o excesso de brilho, os exageros fashionistas e a linha tênue entre o cafona e o maravilhoso.

O batom vermelho com um acabamento levemente glossy ao centro e a sombra cintilante prata completaram o look do tapete vermelho. Para aderir à tendência, você não precisa comprar um gloss vermelho, basta aplicar um gloss transparente sobre o batom vermelho que você já tem em casa para conseguir este efeito. Se preferir, para não exagerar na camada, aplique o brilho dando batidinhas com os dedos sobre os lábios.

Aliás, achei que ela é uma mistura da atriz Maria Flor com a Ursula Corberó, que interpretou Tokyo na série espanhola "La Casa de Papel", disponível na Netflix. Não parece?

Veja também:

5 inspirações do tapete vermelho do Festival de Cannes
10 ideias de maquiagem para usar com vestido vermelho
As 8 maquiagem mais ousadas do Grammy Awards 2018
• Confira 11 maquiagem do Oscar 2018

3. Elegante Minimalista

Getty Images

O que eu mais amo sobre as fotos de banco de imagens a qual os jornalistas têm acesso, como o Getty Images – que eu uso para selecionar as imagens para os posts –, é o fato de as fotos virem sem retoque, nem filtro, nem tratamento nenhum. Não tem Photoshop para esconder imperfeições na pele, rugas e marcas de expressão. É possível visualizar cada poro da celebridade – e tudo bem! Afinal, elas também são pessoas e, consequentemente, envelhecem.

Naomi Watts mostra cada ruga com maestria e beleza inigualável. Nesta maquiagem, a sobrancelha está levemente preenchida, a pele, iluminada, os cílios realçados apenas com máscara e, para finalizar, batom mate em um tom aberto. Menos é mais.

Uma combinação que tem aparecido bastante é o batom vermelho com sombra prata brilhante. Perceba que esta é a terceira imagem e é a terceira pessoa seguindo esta tendência.

4. Passarela Chic

Getty Images

Se eu não soubesse que a Mia Goth era atriz, eu teria certeza de que esta é uma foto de passarela, principalmente por causa da pele com o efeito "passei uns 5 produtos, mas minha pele é linda e natural assim", dos olhos discretos e do cabelo partido ao meio à la desfile da Gloria Coelho.

Mais uma prova de que eu não estava mentindo: o que vemos nesta imagem? O combo mencionado acima: batom vermelho + sombra prata/branca, mas desta vez o tom nos lábios surgiu mais fechado e invernal.

5. Natural Sexy

Getty Images

Muita gente acha que maquiagem serve para esconder o que você tem de pior; eu gosto de pensar que a maquiagem realça o que você tem de melhor. Sou adepta da ideia de que o copo está sempre cheio. É claro que cada pessoa tem um gosto: algumas preferem cobertura mais alta, outras um pouco mais baixa… Mas o que eu gosto de lembrar é: maquiagem de festa não precisa ser superpesada. Você precisa se reconhecer ao se ver no espelho, não achar que está no corpo de outra mulher. É possível ver absolutamente todas as sardas na pele da italiana Matilda de Angelis e tudo bem. Aliás, tudo ótimo. Linda e autêntica!

Fugindo um pouco da sombra branca, vemos dourado na pálpebra móvel, lápis marrom em toda a linha d'água e sombra marrom esfumada rente ao cílios inferiores. Aliás, eu gosto muito de esfumar marrom para aumentar o olhar. Fica chique, deixa o olhar mais oblíquo e não carrega a maquiagem como o lápis preto marcado. E dá-lhe iluminador no canto interno!

6. Praia Glam

Getty Images

A maquiagem da blogueira e Youtuber Victoria Magrath, do "In The Frow", não segue a mesma linha das outras, mas eu tive que colocá-la como um gran finale para o post, porque eu adorei a vibe Barbie Malibu. Muita gente não gosta do cabelo-de-Chewbacca, com efeito molhado e penteado para trás, mas achei que realmente tem tudo a ver com a produção. É, inclusive, uma ótima inspiração para uma festa mais cool durante a noite ou até uma cerimônia mais formal durante o dia.

Pele bronzeada, blush marcado com contorno, brilho na pálpebra móvel, esfumado terroso no canto externo e uma pele megailuminada. Uma dica para quem gosta de iluminador é: além dos lugares mais óbvios – como parte interna dos olhos, ponta do nariz e maçãs do rosto –, aplique o produto também no arco do cupido, aquele "V" que se forma na região acima da boca. Seus lábios vão chamar mais a atenção e o volume vai ser realçado. Um truque bom até para quem já tem bocão, como eu.

Victoria, inclusive, lançou um batom vermelho-cereja em parceria com a Giorgio Armani Beauty, o Rouge d'Armani Matte, na cor 505.

De qual você mais gostou? Deixe nos comentários!

Se quiser saber o que eu ando fazendo, me siga no Instagram. Até a próxima!

Sobre a autora

A jornalista e publicitária Larissa Drumond passou pelo núcleo de sites de moda da Editora Abril, pelo portal iG e por algumas agências de publicidade em São Paulo. Em setembro de 2016, decidiu finalmente seguir o amor e se mudou para o outro lado do Atlântico, mais precisamente na Holanda – onde continua explorando novidades e tendências de beleza. Trabalha com marketing voltado para o mercado brasileiro em uma startup em Rotterdam; afinal, ela sai do Brasil, mas o Brasil não sai dela. Invejosos diriam que é mentira, mas foi musa inspiradora da música "Larissa Bonita", da Madonna.

Sobre o blog

Seja bem-vindo a este espaço com resenhas, inspirações, achados e tendências de beleza mundo afora. Gosta de maquiagem e produtos de beleza também? Então puxe uma cadeira, vamos conversar!

Larissa Drumond