Topo

Larissa Drumond

De olho cintilante a boca natural: confira 11 maquiagens do Oscar 2018

Larissa Drumond

06/03/2018 07h56

No último domingo (4), aconteceu a 90ª edição da cerimônia do Oscar, que consagrou o filme "A Forma da Água", dirigido por Guillermo del Toro, como o grande vencedor, com 4 estatuetas de 13 indicações no total.

O evento não é só aguardado pelo público por causa da premiação em si, mas também pelo desfile de celebridades ao longo do tapete vermelho – inclusive, aproveite para votar no seu look preferido. Aguardamos um ano inteiro para ver os vestidos deslumbrantes, os penteados e as maquiagens!

Claro que as personalidades de Hollywood são muito mais do que elas vestem ou aparentam, por isso convido você a conhecer melhor algumas das mulheres inspiradoras, fortes e talentosíssimas que marcaram presença, como Frances McDormand, que ganhou o prêmio de "Melhor Atriz" pelo filme "Três Anúncios para Um Crime", fez um discurso muito empoderador e luta por papéis que rompem padrões de corpo, gênero, comportamento e idade; ou até mesmo Meryl Streep, que foi uma das primeiras atrizes a mencionar a diferença salarial entre homens mulheres na indústria do cinema. Além disso, os protestos contra assédio sexual que começaram no Globo de Ouro continuaram no Oscar, como a campanha "Time's Up".

No entanto, como esta é uma coluna de beleza, vamos conferir as inspirações da noite!

1. Jennifer Lawrence

Foto: Getty Images

Sem dúvidas, a Jennifer Lawrence foi a minha preferida de todo o evento. Olha que diva! Que cabelo de sereia! O destaque da maquiagem ficou por conta do esfumado marrom em forma de gatinho com toques de dourado tanto na área rente aos cílios inferiores quanto na pálpebra móvel. Eu só capricharia mais na máscara, porque sou apaixonada por cílios longos e volumosos, mas percebi que quase nenhuma atriz usou cílios postiços  – a não ser Viola Davis, mas daqui a pouco a gente fala sobre isso!

Considerando todas as edições anteriores, em que J-Law praticamente confiava no combo cabelo preso ou curtinho + vestido tomara-que-caia da Dior, podemos dizer que 2018 foi o ano da ousadia. Parabéns! O batom laranja-tijolo também deu um ar fresco, glamouroso e jovem.

2. Emma Stone

Foto: Getty Images

Sabe por que eu amo a Emma Stone? Porque ela nunca tem medo de ser diferente. Em cerimônias em que todo mundo aposta em boca nude, ela surpreende com um batom lilás. No último Oscar, ela quebrou a mesmice usando blazer vinho, com cintura marcada por um laço fúcsia, e uma calça skinny de cetim azul marinho no lugar de vestido. A maquiadora Rachel Goodwin ousou com uma beleza inspirada no poder das mulheres do fim dos anos 1970 e começo dos anos 1980.

Blush bem marcado até as têmporas, sombra cobre rente aos cílios inferiores e roxa em cima. O tom rosa da sombra no côncavo quase se mescla ao tom aplicado nas bochechas. Para finalizar, batom glossy – com tanta referência oitentista, o acabamento não poderia ser diferente! – que chama a atenção, mas brinca harmoniosamente com o resto da produção.

3. Sandra Bullock

Foto: Getty Images

Quem diz que essa mulher tem 53 anos? É muito difícil de acreditar! Sandra Bullock, que vai estrar em breve nos cinemas com o filme "Oito Mulheres e Um Segredo", optou por sombra preta, boca nude e cabelo liso partido ao meio – que combinou perfeitamente com o vestido de paetês Louis Vuitton.

Essa maquiagem é relativamente simples de ser feita, apenas tome cuidado ao aplicar a sombra preta; a dica é depositar aos poucos e esfumar bastante. Na foto, não é possível ver com tanta clareza, mas existe uma sombra dourada na parte interna dos olhos até a metade da pálpebra móvel.

Capriche na máscara tanto nos cílios superiores quanto inferiores e voilà! Eu diria que essa é uma ótima ideia para uma festa de formatura, para um casamento à noite ou até mesmo para ir à balada.

4. Zendaya

Foto: Getty Images

Zendaya já apareceu no blog antes, no post em que eu trouxe inspirações de maquiagem com boca natural. Podemos ver que esta é uma tendência na vida da atriz, mas ela sempre inova nos olhos – seja com uma sombra amarela inusitada ou com olhos dourados, com iluminador no canto interno e esfumado marrom.

Exite uma grande diferença entre ser entediante e ser minimalista; Zendaya mostra que é possível ser minimalista passando longe da falta de criatividade. O look ficou incrível com o coque preso no alto da cabeça, os brincos de diamante Bvlgari Art Deco e o vestido dramático assinado por Giambattista Valli. Destaque também para as sobrancelhas cheias, mas perfeitamente desenhadas.

5. Margot Robbie

Foto: Getty Images

A australiana Margot Robbie foi indicada ao prêmio de "Melhor Atriz" por seu papel em "Eu, Tonya", filme baseado em fatos reais que conta a história de Tonya Harding, patinadora americana que sofria com os maus tratos da mãe e se envolveu em um escândalo nacional que deu fim à sua carreira.

A atriz apareceu com um chanel ondulado – ela, inclusive, cortou o cabelo especialmente para a cerimônia. Olhos cintilantes, boca glossy e blush rosado deixaram a maquiagem bem feminina e moderna. Tudo muito simples, mas lindo e longe do óbvio.

6. Viola Davis

Foto: Getty Images

Finalmente uma atriz que investiu nos cílios postiços como se não houvesse amanhã! Estava achando todas muito tímidas em relação a isso. Na minha opinião, Viola Davis estava muito mais elegante nos anos anteriores, como em 2014, quando optou por um cabelo ondulado acobreado à la anos 1940 com um vestido verde Vera Wang; ou até mesmo em 2017, quando levou uma estatueta do Oscar para casa com cabelo curtinho preto com franja e longo Armani vermelho.

De qualquer forma, achei uma produção divertida, marcada por cabelo volumosíssimo e poderoso com a raiz dividida ao meio, rosto com bastante iluminador e sombra preta. O vestido Michael Kors rosa superchamativo e as argolas de diamantes dão ainda mais força para o ar "disco anos 70".

7. Saoirse Ronan

Foto: Getty Images

Muitas pessoas não gostam de se maquiar muito no dia a dia. Isso faz parte da personalidade delas – e, mesmo em ocasiões mais especiais, elas não mudam de ideia e seguem o padrão minimalista. Sinceramente, eu capricharia mais na cobertura da base para um evento como o Oscar.

A maquiagem dos olhos, então… Nem se fala! Principalmente se eu tivesse sido indicada a algum prêmio como a Saoirse, que foi centro das atenções na cerimônia por seu papel de protagonista em "Lady Bird". Ao mesmo tempo, tenho consciência de que maquiagem é algo extremamente pessoal e precisamos respeitar as escolhas alheias.

Foram usados dois batons para chegar a este tom: o Tender Rose e o Orange Explosif, da linha Rouge Coco Lip Blush – este produto da Chanel tem uma proposta muito interessante, porque serve tanto como batom quanto como blush. Bem versátil! Nos olhos, a máscara de cílios marrom Chanel Inimitable Mascara, na cor Noir Brun.

A beleza, assinada por Kara Yoshimoto Bua, foi inspirada no estilo mangá japonês do fim do século 19. Já a referência para o corte chanel, curto e prático foi os anos 1990, quando "glamour significava ser sofisticada sem esforço" – de acordo com o hairstylist Adir Abergel, em uma entrevista para a Hollywood Reporter. Para dar esse aspecto bem certinho sem nenhum frizz, foi aplicado o sérum Virtue Perfect Ending Split End com uma escova de dentes.

8. Zoey Deutch

Foto: Getty Images

Elie Saab é um dos meus estilistas favoritos! Se um dia eu desfilasse em um tapete vermelho e pudesse escolher a marca que eu quisesse, eu não pensaria duas vezes antes de vestir uma de suas criações. Zoey Deutch escolheu um longo super-romântico, cheio de bordados e construído em camadas. Para contrastar com a cor neutra, sombra esfumada na parte de baixo – e levemente puxada em um gatinho discreto – acompanhada de batom magenta.

O iluminador no canto interno dos olhos cria um ponto de luz, abrindo o olhar. Você tem duas opções para criar esse volume nos cílios: aplicar mais camadas de máscara ou colar cílios postiços em tufinhos apenas do meio para o canto externo.

O único porém dessa produção, apesar de ser belíssima, é que a maquiagem aliada ao penteado de diva hollywoodiana – muito usado por várias celebridadedes, principalmente por Jessica Chastain – envelheceu a atriz, que tem apenas 23 anos. Se você procurar outras fotos dela no Google, nem vai acreditar que é a mesma pessoa. Mas caso você queira um look mulherão, fica a dica!

9. Allison Williams

Foto: Getty Images

Allison Williams, que estrelou o terror "Corra!" – indicado como "Melhor Filme" e vencedor na categoria "Roteiro Original" – sempre pisa em território seguro. Ela aparece impecável em todos os tapetes vermelhos? Sim. Mas ela poderia sair um pouco da zona de conforto para não ficar entediante.

O vestido Armani Privé couture, repleto de bordados, é de uma coleção de – pasmem! – 2003. Em relação à maquiagem, até podemos notar uma cintilância na área rente aos cílios inferiores e no batom nude, mas é tudo muito clássico, chique e discreto. Para concluir, blush pêssego.

Agora imagine esse mesmo look com um batom vermelho clássico ou vinho mate, uma sombra marrom esfumada na parte de baixo e um delineador em cima? Ficaria maravilhosa, ainda mais com os fios ondulados no estilo "diva de Hollywood".

10. Lupita Nyong'o

Foto: Getty Images

Se eu fosse escolher uma palavra para definir Lupita Nyong'o seria "brilhante". Não só porque o look inteiro está genial e muito bem escolhido, mas porque o brilho está por toda parte. A atriz queniana-mexicana parecia uma deusa com o vestido reluzente da Atelier Versace. Seguindo a linha glow, nada melhor do que uma sombra azul metálica, batom com acabamento glossy e bastante iluminador nas maçãs do rosto.

Adorei. Se eu uso brilho para trabalhar, imagine em um evento como esse… Seria o meu momento!

11. Gal Gadot

Foto: Getty Images

Acredite: Gal Gadot, famosa por interpretar a super-heroína "Mulher Maravilha" nos cinemas, usou um batom de R$ 29 para a cerimônia do Oscar – e ainda foi o mesmo usado no Globo de Ouro. Não se mexe em time que está ganhando! Ficou bonito? Então vamos repetir! O produto é da linha Super Lustrous, da Revlon. Ficou curiosa para saber o nome da cor? O UOL Estilo conta mais detalhes nesta matéria.

Isso que eu chamo de hi-low! Enquanto o batom é baratinho e pode ser encontrado em farmácias dos Estados Unidos, o colar ao redor de seu pescoço, pertencente à coleção Tiffany Blue Book Collection, possui mais de 1.000 diamantes.

De qual maquiagem você mais gostou? Conte nos comentários!

Quer falar comigo ou saber por onde eu ando? Siga meu perfil no Instagram (@laridrumond) ou no Twitter (@larissadrumond). Até a próxima!

Sobre a autora

A jornalista e publicitária Larissa Drumond passou pelo núcleo de sites de moda da Editora Abril, pelo portal iG e por algumas agências de publicidade em São Paulo. Em setembro de 2016, decidiu finalmente seguir o amor e se mudou para o outro lado do Atlântico, mais precisamente na Holanda – onde continua explorando novidades e tendências de beleza. Trabalha com marketing voltado para o mercado brasileiro em uma startup em Rotterdam; afinal, ela sai do Brasil, mas o Brasil não sai dela. Invejosos diriam que é mentira, mas foi musa inspiradora da música "Larissa Bonita", da Madonna.

Sobre o blog

Seja bem-vindo a este espaço com resenhas, inspirações, achados e tendências de beleza mundo afora. Gosta de maquiagem e produtos de beleza também? Então puxe uma cadeira, vamos conversar!

Larissa Drumond